Mergulho
Existe uma grande variedade de locais de mergulho, relevantes ao nível da vida marinha, formações rochosas, bem como de elevado interesse histórico e cultural.
Com uma visibilidade normalmente muito boa, cerca de 20 a 30 metros, as suas águas podem atingir temperaturas que variam entre os 18 e 24 graus celsius.
A Fauna é variada e rica, constituída essencialmente por meros, bicudas, atuns, serras, moreias, lírios, xaréus, mantas, etc. O coral negro também é de uma beleza rara, despertando uma enorme curiosidade nos mergulhadores e podem-se encontrar em locais específicos ao redor da ilha.
As baixas, os naufrágios e os ilhéus, constituem um património subaquático que importa preservar e dar a conhecer e que proporciona aos visitantes, mergulhos de baixa e média dificuldades, que vão ao encontro do desejo de mergulhadores principiantes e também dos mais experientes.
O navio naufragado Terceirense que repousa em frente à entrada do porto da Praia, aos 21m de profundidade na costa Este da ilha Graciosa, e a magnífica gruta do Carapacho, que se encontra num dos Ilhéus do Carapacho, são provavelmente os dois locais mais conhecidos e procurados pelos mergulhadores que visitam a ilha.
A pequena dimensão da ilha permite efetuar diversos mergulhos em toda a costa da ilha a partir da Vila de Santa Cruz ou Vila da Praia.