Os moinhos de vento são um cartão-de-visita da Ilha Graciosa, resultantes de tempos idos em que a ilha foi considerada o “Celeiro dos Açores”, pela sua vasta produção de cereais.
Atualmente os moinhos deixaram de ter a sua utilização original e diversos foram sendo adaptados como habitação. O “Moinho Mó da Praia” foi um dos últimos moinhos a moer cereais na Ilha Graciosa, tendo funcionado até 2002, data do falecimento de um dos últimos moleiros da Ilha, o senhor Manuel Frutuoso Moniz.
O projeto de recuperação do moinho teve início em 2009 com o propósito de preservar ao máximo as suas características. Foram também recuperadas algumas ferramentas, peças e utensílios usados na atividade da moagem e colocados em exposição para memória futura.
O processo de recuperação começou pela cúpula (ou copa), que foi construída por processos tradicionais pelo último mestre da Ilha com os conhecimentos específicos necessários (Sr. Agostinho Borges Silva).
O antigo anexo permitiu construir o acesso por escadas interiores ao corpo do moinho e foi ampliado para conter toda a zona social com características modernas, composta pela sala comum, kitchenette, instalações sanitárias e um terraço exterior abrigado do vento por um longo muro. Junto às escadas ainda se consegue ver uma secção do túnel por onde passavam as correias que ligavam a peça de moagem ao motor de propulsão a gasóleo, o qual permitia também a moagem nos belos dias de verão sem existência de vento. Esta peça de moagem, recuperada, encontra-se no piso térreo do moinho em exposição. Pelo espaço interior e exterior conseguem ver-se diversas antigas mós e os hóspedes têm a oportunidade de tomar um reconfortante duche de hidromassagem pisando uma dessas mós de pedra basáltica.
O nome dado ao moinho (“Mó da Praia”) faz referência a esse artefacto indispensável à atividade do moleiro e também à sua localização privilegiada, junto à única praia de areia fina da Ilha Graciosa, na povoação de “São Mateus – Praia”, situada no sopé da Caldeira da Graciosa.
No Moinho Mó da Praia propomos uma estadia inesquecível, de onde poderá partir à descoberta da ilha e dos seus simpáticos e comunicativos habitantes.