Sobre a Graciosa
Os Açores
Conhecidas pelas suas belezas naturais e premiadas em categorias como Turismo Sustentável ou Turismo de Aventura, as 9 ilhas dos Açores, compõem um arquipélago de uma beleza singular, que durante séculos tem encantado visitantes e apaixonado residentes.
Oficialmente Região Autónoma dos Açores, é um arquipélago transcontinental, de natureza vulcânica, e um território autónomo da República Portuguesa, situado no Atlântico Nordeste, dotado de autonomia política e administrativa.
Sob o ponto de vista geográfico, as ilhas distribuem-se por três grupos: o grupo ocidental, constituído pelas ilhas do Corvo e das Flores; o grupo central, formado pelas ilhas Graciosa, Terceira, São Jorge, Faial e Pico; e o grupo oriental, materializado pelas ilhas de São Miguel e de Santa Maria. A sua população atual (dados de 2021) ronda os 236.657 habitantes.
Preparado para
uma aventura única?
Se está interessado na história, cultura e outros fatos sobre a Graciosa, aqui vai encontrar informação que poderá ajudar a conhecer um pouco mais.
Idioma oficial: Português Religião: Católica Moeda oficial: Euro (€)
Geografia
A Ilha Graciosa possui 4 301 habitantes (dados de 2021), é a mais pequena e setentrional do Grupo Central do Arquipélago dos Açores. Tem cerca de 60,66 km2 de superfície, 12,6 quilómetros de comprimento, 8 quilómetros de largura e o seu ponto mais elevado está situado na Caldeira, aos 405 m de altitude. Localiza-se a 39º26’26” de latitude norte e 31º13’9” de longitude oeste.
Possui apenas um concelho, o concelho de Santa Cruz da Graciosa, concentrando a maioria dos seus habitantes junto deste, e quatro freguesias: Luz, São Mateus, Guadalupe e Santa Cruz da Graciosa.
Clima
A localização geográfica, no contexto da circulação global atmosférica e oceânica, condiciona o seu clima. A circulação atmosférica é comandada pelo Anticiclone dos Açores, cuja posição, intensidade, desenvolvimento e orientação influencia as condições meteorológicas sentidas no arquipélago.
Assim, o clima é caracterizado por elevados índices de humidade do ar, amenidade térmica, taxas de insolação pouco elevadas, chuvas regulares e abundantes e por um regime de ventos vigorosos.
Os Invernos, embora não excessivamente rigorosos, podem ser chuvosos nos meses entre Outubro e Março. Os Verões são amenos e mais ensolarados do que o resto do ano, contudo são raros os dias de céu completamente limpo.
O mês mais quente é o mês de agosto com uma temperatura média de 23ºC e o mês mais frio é o mês de janeiro com uma temperatura média de 16ºC.
A Ilha detém um património arquitetónico de elevada relevância, com destaque para igrejas, ermidas, casas rurais, e a peculiar “arquitetura da água” associada a uma centenária rede de reservatórios e sistemas de abastecimento de água potável fruto da carência de água que sempre fustigou os locais.
Podemos encontrar em Santa Cruz alguns testemunhos de arquitetura manuelina, tais como o baptistério da Igreja Matriz e a abside da Ermida da Senhora da Ajuda. Vale a pena também visitar o Museu da Graciosa, que reúne peças ligadas à cultura do vinho, com tradições na ilha, e à atividade baleeira.
Bem característico da paisagem são os moinhos de vento com cúpulas vermelhas, que testemunham a abundante produção de cereais de outros tempos.
Graciosa exportou trigo, cevada, vinho e aguardente, realizando grande parte do comércio com a vizinha Terceira. Nesta ilha rural e pacata a agricultura, a pecuária e os lacticínios continuam a ser suportes da sua economia.
A Graciosa tem uma forte dimensão festiva impressa em bailes populares, concertos de filarmónicas, festas locais, ou nos famosos Bailes de Carnaval.
As celebrações carnavalescas iniciam-se com antecedência na ilha, as coletividades locais recebem e organizam bailes com fantasias originais que alegram a ilha até ao Entrudo.
Tal como no restante arquipélago, as Festividades do Espírito Santo têm grande expressão e decorrem de maio a setembro, com cortejos e bodos distribuindo rosquilhas e vinho, mas o destaque é dado para as Festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres, na segunda semana de agosto, que para além da vertente religiosa conjuga manifestações de cariz cultural local, animação de rua e espetáculos de animação noturna, são as principais festividades da Ilha.
O artesanato, melhor que nenhum outro testemunho, personifica a riqueza de um património, vasto e repleto de motivos de interesse, onde se projeta a peculiar maneira de ser dos povos: o génio inventivo, a inata habilidade manual, um apurado sentido estético, a natural assunção da ambiência geográfica envolvente e o carácter vincado e personalista.
A mulher graciosense desempenha um papel importante na produção artesanal do bordado graciosense.
O Bordado da Graciosa caracteriza-se pela sua certificação de alta qualidade, sendo um produto muito procurado por turistas de várias nacionalidades.
Foi fundada a Associação dos Artesãos da Ilha Graciosa com o objetivo de desenvolver e incentivar a produção artesanal deste bordado regional, mas também para preservar na memória o papel da mulher graciosense na sociedade.
A viola da terra, também conhecida por “viola de 12 cordas”, “viola de arame” ou “viola de dois corações”, assume características comuns em todas as ilhas, mantendo os seus traços primitivos.
É um instrumento musical típico do Arquipélago dos Açores, desempenhando ao longo do tempo um papel importante nas cantigas ao desafio, cantares festivos, despiques, desgarradas, etc. Sendo um traço na identidade social e cultural dos Açorianos.
A Graciosa integra a Rede Municipal de Reservas da Biosfera da UNESCO, devido às suas características ambientais, patrimoniais e culturais únicas.
Possui um património vulcanológico diversificado sendo de salientar a Caldeira, a sudeste da ilha, que constitui uma das mais interessantes curiosidades geológicas dos Açores e, no seu interior, a Furna do Enxofre, imponente caverna lávica, merecedora de destaque pelos seus valores biológicos, estéticos, científicos e culturais.
Também de referência ambiental são os ilhéus da ilha, por constituírem importante habitats de nidificação para aves marinhas e áreas de descanso/passagem de aves migratórias.
Destaca-se o Ilhéu da Praia, um dos maiores e com maior diversidade de aves nidificantes dos Açores, tendo sido nele descoberto uma espécie endémica, o Painho-das-tempestades-de-monteiro (Oceanodroma monteiroi), que ali nidifica.
A gastronomia graciosense é rica no aproveitamento dos produtos locais, sendo reconhecida pela confeção do peixe fresco dos Açores, principalmente em deliciosas caldeiradas ou assados. O alho e a meloa da Graciosa são dois produtos de eleição que também têm vindo a ganhar destaque na gastronomia da ilha.
A vitivinicultura sempre marcou presença produzindo-se o vinho branco, leve, seco e de aroma frutado, proveniente da casta original Verdelho, e que acompanha bem a gastronomia regional. Como digestivo a aguardente velha é muito apreciada e, para os que gostam de uma bebida doce, a Angelica é o aperitivo perfeito.
Quando chega o momento de adoçar o paladar as opções são variadas. Cavacas, escomilhas, capuchas, pastéis de arroz, encharcadas de ovos ou a meloa local, mas sem dúvida que o produto mais reconhecido é a queijada com o nome da própria Ilha, confecionada com produtos naturais e de acordo com as normas da doçaria tradicional. Num passado recente, era uma especialidade dominada por muitas donas de casa e não faltava em qualquer festa ou reunião familiar: a “Queijada da Graciosa”, um dos doces mais conhecidos do arquipélago.
Na Ilha Graciosa vai encontrar um leque de opções desportivas e de lazer para realizar ao longo da sua visita.
Desportos e atividades em Terra
Usufrua do que a Ilha tem para lhe oferecer, os passeios pedestres são a oportunidade perfeita para explorar a natureza da ilha, a sua vegetação natural, caldeiras, vulcões que lhe deram origem e conhecer o modo de vida das suas gentes. Existem percursos pedestres oficiais que podem ser realizados de forma autónoma.
Pode também alugar equipamento de ciclismo ou até mesmo fazer um passeio de bicicleta com uma empresa especializada.
As grandes emoções são sempre garantidas, seja por trilhos de terra que cruzam as serras ricas em fauna e flora endémica ou pela rede viária, ladeada por hortênsias e matas passando por locais de relevo paisagístico e cultural.
Observação de aves é, também, uma atividade recomendada, os ilhéus da ilha constituem importantes habitats de nidificação para aves marinhas e áreas de descanso/passagem de aves migratórias.
Desportos e atividades náuticas
Existem também opções de atividades náuticas como a observação de cetáceos, passeios de barco, mergulho, snorkeling, pesca e stand up paddle.
A ilha reúne as condições para poder vivenciar uma enorme diversidade de atividades e desportos de mar.
Centros de Saúde:
Na Ilha Graciosa, existe um centrode saúde para prestar serviços de emergência, em caso de gravidade, os utentes são encaminhados para o Hospital da Horta, na Ilha do Faial, ou para o Hospital do Santo Espírito na Ilha Terceira.
Centro de Saúde da Ilha Graciosa: (+351) 295 730 070
Número de emergencia: 112
Serviço de Urgência para Cidadãos Surdos: Pode contactar os serviços de urgência da Proteção Civil, através de vídeo chamada Skype, para o SERViiN – LGP INTERPRETE ou para o número 12472. O intérprete de Língua Gestual Portuguesa comunicará com o serviço de urgência pretendido. Este serviço está disponível de segunda a sexta-feira, das 7h00 às 22h00, incluindo feriados.
APP PROCIV Açores: A aplicação disponibiliza informação sobre as principais medidas de auto proteção para situações de risco de incêndio, sismos, tempestades, incidentes tecnológicos ou outros; divulga alertas sobre alertas meteorológicos e comunicações sismológicas, auxilia nos primeiros socorros às vítimas de acidentes e intoxicações.
Quanto às chamadas para o 112, a aplicação, além de permitir que a chamada seja feita consoante o tipo de chamada de socorro (acidente, doença súbita ou outras), envia automaticamente um email com os dados que preencheu no seu perfil, diretamente para a Linha de Emergência Médica, para que possa ajudá-lo de forma mais rápida e eficaz.
A Proteção Civil disponibiliza brochuras com as medidas de auto proteção (MAP) e/ou informação pertinente à população e visitantes. Clique no link que segue e aceda aos documentos que poderá consultar ou descarregar.
Polícia – Esquadra da Graciosa: (+351) 295 730 200