Gastronomia e Vinhos
Rica no aproveitamento dos produtos locais, a gastronomia Graciocense é reconhecida pela confeção do peixe fresco dos Açores e pelas deliciosas queijadas em forma de estrela.
Deixe de imaginar ...
A gastronomia graciosense é rica no aproveitamento dos produtos locais, sendo reconhecida pela confeção do peixe fresco dos Açores, principalmente em deliciosas caldeiradas ou assados. O alho e a meloa da Graciosa são dois produtos de eleição que também têm vindo a ganhar destaque na gastronomia da ilha.
A vitivinicultura sempre marcou presença produzindo-se o vinho branco, leve, seco e de aroma frutado, proveniente da casta original Verdelho, e que acompanha bem a gastronomia regional. Como digestivo a aguardente velha é muito apreciada e, para os que gostam de uma bebida doce, a Angelica é o aperitivo perfeito.
Comece a viver!
Quando chega o momento de adoçar o paladar as opções são variadas. Cavacas, escomilhas, capuchas, pastéis de arroz, encharcadas de ovos ou a meloa local, mas sem dúvida que o produto mais reconhecido é a queijada com o nome da própria Ilha, confecionada com produtos naturais e de acordo com as normas da doçaria tradicional. Num passado recente, era uma especialidade dominada por muitas donas de casa e não faltava em qualquer festa ou reunião familiar: a “Queijada da Graciosa”, um dos doces mais conhecidos do arquipélago.